sexta-feira, 2 de novembro de 2018

DIA 01.11.2018 - EVANGELHO DO DIA -

João 19, 17-18, 25-39

17 E ele saiu, carregando a sua cruz, e chegou aos chamado “Lugar da Caveira” – em hebraico chamado Gólgota – 18 onde o crucificaram; e, com ele, dois outros: um de cada lado e Jesus no meio.
25 Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. 26 Jesus, então, vendo sua mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis o teu filho!” 27 Depois disse ao discípulo: “Eis a tua mãe!” E a partir dessa hora, o discípulo a recebeu em sua casa. 
28 Depois, sabendo Jesus que tudo estava consumado, disse, para que se cumprisse a Escritura até o fim: “Tenho sede!”
         29 Estava ali um vaso cheio de vinagre. Fixando, então, uma esponja embebida de vinagre num ramo de hissopo, levaram-na à sua boca. 30 Quando Jesus tomou o vinagre, disse: “Está consumado!” E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. 
31 Como era a preparação, os judeus, para que os corpos não ficassem na cruz durante o sábado – porque esse sábado era um grande dia! – pediram a Pilatos que lhes quebrassem as pernas e fossem retirados. 32 Vieram, então os soldados e quebraram as pernas do primeiro e depois do outro, que fora crucificado com ele. 33 Chegando a Jesus e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas, 34 mas um dos soldados transpassou-lhe o lado com a lança e imediatamente saiu sangue e água. 35 Aquele que viu dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro; e eles sabe que diz a verdade, para que também vós creiais; 36 pois isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura: Nenhum osso lhe será quebrado. 37 E uma outra Escritura diz ainda: Olharão para aquele que traspassaram. 
38 Depois, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, mas secretamente, por medo dos judeus, pediu a Pilatos que lhe permitisse retirar o corpo de Jesus. Pilatos o permitiu. Vieram, então, e retiraram seu corpo. 39 Nicodemos, aquele que anteriormente procurara Jesus à noite, também, veio, trazendo cerca de cem libras de uma mistura de mirra e aloés.